quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de Maio – Dia do Cozinheiro!

O Dia do Cozinheiro-Chefe é comemorado nacionalmente no dia 13 de maio.

1210-1240955754dalh

Aproveitando a data,  vamos bater um papo temperado?

Mercado Gastronômico Brasileiro

A cozinha brasileira passa por um processo de democratização. Essa constatação é muito promissora, afinal, a gastronomia acompanha a evolução de cada sociedade. Quanto maior o nível cultural econômico e social de um povo, melhor sua culinária.

A melhoria e desenvolvimento dos serviços em gastronomia se tornaram indispensáveis. O cenário estava estagnado, restaurantes com cardápios monótonos. As receitas estrangeiras eram mal adaptadas, passavam longe das saborosas criações européias. Essa revolução não foi apenas na comida e na apresentação dos pratos, foi também mercadológica.

O consumidor brasileiro está mais exigente, com paladar mais apurado. Degustam iguarias que antes eram inacessíveis ou desconhecidas. Usufrui com prazer dessa multiplicidade de sabores e texturas oferecidas.

A pesquisa da culinária nacional é fundamental para a formação de um chef de cozinha brasileiro. A aplicabilidade do estudo dos sabores de nossa terra contribui para o crescimento e aprimoramento da gastronomia brasileira.

Esse é o papel do consumidor nessa história toda: fazer através da sua exigência, toda a engrenagem funcionar cada vez melhor. Assim, teremos como recompensa pratos mais elaborados e saborosos para deleite de todos os gourmands e gourmets do planeta!

Chef Cris Leite

beijo temperado

3 comentários:

  1. Oi! Adoramos o seu blog! Muito Criativooo...Parabéns pelo seu sucesso! Visite nosso blog de comunicação! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Querida, com certeza! Com maior acesso da sociedade a alimentos antes desconhecidos, o gosto muda e a exigência também! Além disso, nós somos fiscais da forma como nos tratam em bares, restaurantes e afins. Reclamando e elogiando os bons serviços a gente consegue um avanço enorme - ou pelo menos, nos locais onde é possível críticas, conseguimos!

    Feliz dia do cozinheiro... Que Deus continue abençoando suas mãozinhas encantadas... Kel

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Kel, vc é uma seguidora mt querida, viu? Bjs temperados

    ResponderExcluir