domingo, 13 de setembro de 2009

Antonio Olinto me encantou com sua alma africana

Perdemos Antonio Olinto. A língua portuguesa fica mais pobre, mais triste, menos poética. Nossa cultura se cala diante da partida desse filho da cidade  de Ubá. Um mineiro que ocupava o cargo de ministro de Xangô - o mais velho Obá de Xangô do Ilê Axé Opô Afonjá – no terreiro liderado por mãe Stella de Oxóssi.

Antonio Olinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olinto era filósofo, teólogo, além de profundo conhecedor das letras.Ele aproximava o jornalismo da história. A paixão que tinha pela África era o que me encantava na sua literatura. Disse em várias entrevistas que ao visitar o território africano pela primeira vez percebeu uma forte presença brasileira. Relatava sempre com bom humor, que ao retornar ao Brasil não podia negar mais a presença viva da cultura negra aqui. Adorava contar também que era conhecedor de muitos segredos dos roncós africanos (quarto sagrado onde se realizam rituais do candomblé). 

Virar o bolinho  fritar dois lados cuidado BR 2

Os livros de Antonio Olinto conseguem explicar esse tempero que o brasileiro herdou do povo africano. Ele descreve isso de uma maneira muito suave, emocionante!  A trilogia A Alma da África me fisgou em 1987, quando li  A Casa da Água  me apaixonei pela maneira leve do escritor apresentar os conflitos de culturas e interesses. Em seguida li O Rei do Keto e depois O Trono de Vidro. Minha paixão pela obra de Antonio Olinto não acabaria jamais!

f2db0a32-ff24-43e4-86ea-b515a32af96dcover-145640-1609788528612448 

Comecei a conhecer e me interessar pela cultura africana através desse Mestre. Foram suas palavras devidamente ordenadas que me mostraram claramente as riquezas, a fé, a força desse povo tão presente na nossa formação. A cultura africana foi fundamental para a cozinha brasileira. Esse mineiro de Ubá foi fundamental para minha formação como Chef de Cozinha Brasileira. Antonio Olinto descanse nas pedreiras de seu protetor Xangô! Caô, Caô, Caô Cabecilê (Permita-nos olhar para Vossa Alteza Real).

XANGO2~1

Nenhum comentário:

Postar um comentário