sábado, 25 de julho de 2009

O refogado do Chefe Tião

Imaginem o que significa para um aluno de gastronomia ouvir às sete e meia da manhã durante as explicações da receita do dia:

“Refoga, refoga, refoga, quando vocês acharem que está no ponto, refoga mais um pouco!!!!”

“ Cadê o principal ingrediente desse refogado? Colocou amor? Sem amor você não vai conseguir refogar!"

Chefe Tião foi meu professor na gastronomia, aprendi muito com ele. Tive a honra de trabalhar com ele logo que me formei. Tião não ensina, ele transborda o que aprendeu com a vida!

Escrevi esse texto para a cerimônia de colação de grau da minha formatura. Aqui vocês vão conhecer um pouquinho desse mestre das panelas: Chefe Tião! (Chefe, assim mesmo, com “E”, né Tião?!

100_7710[1]

“Futuros chefs de cozinha, vocês podem mudar a realidade gastronômica brasileira. Eu sou um cozinheiro, entrei para esta profissão porque sentia fome. Vocês serão artistas da gastronomia, estão aqui por vocação!”.

Chef Tião em 18 de fevereiro de 2005.

Aula inaugural do Curso Politécnico de Gastronomia e Culinária da Universidade Estácio de Sá. Fui apresentada a esse mestre da gastronomia brasileira desta maneira. Levei um susto, percebi que estava diante de um ser humano especial. Por quê?

Na cidade Monsenhor Tabosa, no Ceará, nasceu o 11º filho de dona Antonia e seu Olímpio. O menino foi batizado Sebastião, homenagem de dona Antonia ao santo que ela atribuía muitos milagres. Tião cresceu e percebeu que naquele lugarejo não seria “alguém na vida”. Não pôde ir além nos estudos, pois a família era pobre. Quis tentar a sorte em outro lugar: Rio de Janeiro, Cidade de São Sebastião, aonde chegou com 17 anos.

Para Tião, a Cidade Maravilhosa parecia um sonho, ele apostou nesse sonho. Seu primeiro emprego foi como auxiliar de serviços gerais, não descuidou dos estudos. Trabalhava de dia e estudava à noite. Não demorou em se tornar auxiliar de cozinha. Sempre curioso e interessado, aprendia tudo, superava as expectativas dos chefs que passaram em sua vida. Não desperdiçou nenhum ensinamento nem oportunidade. Passou por muitas dificuldades, enfrentou muitas barreiras, não desanimava. Ele sabia onde queria chegar, a estrada era longa e o caminho difícil, mas a determinação não deixava que se cansasse.

Início fritura Acarajé BR 2

Um dia, se encheu de coragem e entrou na sala do chefe que havia lhe dado à oportunidade de trabalhar como ajudante de cozinha. Perguntou para aquele homem austero:

— “Se um dia eu pudesse lhe pagar o favor que o senhor me fez, quanto seria?”.

O homem baforou seu cachimbo e respondeu:

— “Toda vez que você enxergar em alguém um talento, não mude a direção de seus olhos, dê uma oportunidade a essa pessoa. Ofereça de graça o que um dia você também recebeu”.

Tião sempre teve a certeza que um homem precisa de uma base familiar. O trabalho árduo não o impediu de conseguir realizar o sonho de formar uma família. Ele encontrou sua alma gêmea, dona Diana, tiveram dois filhos, Rodrigo e Ronaldo. Essa união já dura trinta e dois anos.

Quando assumiu o cargo de Chef de Cozinha do Hotel Meridian, Tião já saía das estatísticas brasileiras, aonde a maioria dos nordestinos que vem para o Sudeste a procura de uma oportunidade de vida melhor, voltam para sua origem, sem dinheiro, sem estudo e principalmente sem esperança. Nesta época já tinha conseguido seu primeiro diploma universitário. Seu sonho começava a virar realidade.

O que Tião não percebia, era que exercitava sua verdadeira vocação sem se dar conta. Ensinava a todos que o rodeavam, sempre! Ele tem o dom de transmitir conhecimento. O que ele aprende, não cabe dentro dele.

A cozinha ganhava então, um Chef que faz toda diferença na realidade gastronômica brasileira. Tião é um professor que além de transmitir conhecimento, desperta em seus alunos o amor pela arte de cozinhar. Chefe Tião é mestre na arte mais complexa do Universo: a simplicidade.

Cris Leite

OgAAAH3UDnlOiljUGD8tBHGOa1hhCOKtcFjGcs-UjL8xYwPOlCWMvTHJgQFm710bcFjQm6GgOLpLCkcADIAnfjtUFbAAm1T1ULAXPQ1VJxlbZkfyidgRxjWw4W4Q[1]

Esse uniforme é uma homenagem ao mestre que me conduziu para a verdadeira gastronomia brasileira, carrego sempre o Chefe Tião na cabeça e no peito!

chefetiao_pessoa[1]

Para conhecer melhor o trabalho do Chefe Tião.

4 comentários:

  1. Cris,
    que lindo texto! Bem escrito, com riqueza de detalhes e, principalmente, com amor e emoção. Ao ler o seu texto, diversas vezes me emocionei. Infelizmente, não tivemos e nem teremos o prazer de tê-lo como professor de cozinha brasileira. Ele foi nosso professor auxiliar em preparo prévio. A Universidade perdeu um talento e nós a oportunidade de ter aula da verdadeira cozinha brasileira, assim como a simplicidade do Tião transbordando sabedoria.
    Parabéns, Cris!!!
    mil beijos

    ResponderExcluir
  2. Ele é o melhor!!!! Ele nos ensinou q comida tem q ter AMOR E MUITA PICÂNCIA!!! HEHEHEH
    O admiro muito, como pessoa e profissional!!!
    Bjs Cris!!

    ResponderExcluir
  3. Querida obrigada pelo carinho! Bjs temperados

    ResponderExcluir
  4. Helo que tempo bom! Saudadessss!

    ResponderExcluir