sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Papo Temperado

Higiene, pra quê?

Desde que o homem começou a conviver em sociedade, percebeu a necessidade da existência de algumas regras para que as ações individuais não afetassem o grupo. Então, começou e instituir normas e atitudes. O objetivo de tais ações eram dar proteção ao grupo e facilitar a sobrevivência em sociedade.

Trabalhar com alimento é coisa séria. O profissional deve cumprir normas de conservação e respeitar prazos estipulados para utilização de alimentos, sob pena de colocar em risco a saúde de clientes e de funcionários do estabelecimento. Não basta profissionais com formação universitária trazerem para o setor novos conceitos. É preciso que o empreendedor aplique essas práticas, que entenda que o aumento do lucro e da produtividade são conseqüências dessas ações. Contratar profissionais capacitados para implantar um programa de normas e procedimentos é mais barato do que custo das perdas e falta de garantia de higiene.

A escolha de entrar no ramo da alimentação exige responsabilidade, respaldo técnico e boa administração em diversos aspectos. O empreendedor deve se conscientizar que o negócio depende da observância da legislação de seu setor em prol da garantia da saúde de seus clientes. A fiscalização e suas conseqüências devem ser encaradas como um auxílio na evolução do estabelecimento e não apenas como uma fonte de punições.

Seguir normas e cuidados alimentares geram resulatdos positivos para o setor de alimentação. Para que essa prática se realize é preciso muita disposição e persistência. O ingrediente fundamental para essa receita é o comprometimento com o que se faz, sempre!

beijof

2 comentários:

  1. Cris,

    É isso ía! Concordo totalmente.
    Todos precisam estar envolvidos para que o trabalho dê certo, especialmente quanto a higiêne. Bons profissionais, que investem em cursos ou formação superior devem ajudar a melhorar a qualidade de nossos restaurantes e envolverem a equipe e o proprietário de forma positiva nesta empreitada.
    Abraços,
    Márcia Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia, obrigada pelo comentário! As consultorias que tenho prestado me fizeram enxergar as coisas dessa maneira... Bjs temperados Cris

    ResponderExcluir