segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os sabores do mundo e os artistas da gastronomia

                                                   Hilda Flores
O homem vive entre saberes e sabores num mundo que resulta do pensar e do agir. Os sentidos despertam para o prazer das coisas que nos rodeiam: a luz, a cor, o aroma, o paladar. Simbolicamente os seres humanos são envolvidos e despertados para os sentimentos que advêm do céu, do mar, do luar, do sol e da chuva, mas nada supera o prazer do alimento colorido, aromático, todo ele arrumado estrategicamente num espaço da mesa que parece nos chamar.   
O efeito é tão forte que só de pensar em determinado alimento, ele sente o cheiro, a boca enche de água e vem à mente algo que o satisfez, deu-lhe alegria e até trouxe à lembrança um amor que se foi.
 sorvete00
Os sentidos e os sentimentos se misturam com o vermelho, o amarelo, o verde, o branco; com os alimentos da terra e os do mar e nessa pluridimensão encaixam-se o sal, o açúcar, a pimenta, o azeite. Mas sal...que sal? Fino, grosso, iodado, marinho. Açúcar? Refinado, cristalizado, mascavo, diet... tem para todos os gostos, para qualquer tipo de temperamento. Dizem até que um certo tipo de pimenta, quando se junta ao chocolate provoca um prazer celestial.
Alimentos e sentidos fazem do homem um ser especial: que sente o cheiro do mar sem mesmo estar próximo a ele, o perfume de jasmim numa noite de verão, o toque da mulher amada no dia que ela lhe fez um jantar especial, o contraste do morango e do chantily naquela noite de prazer.
11951morango

As linguagens sensoriais provocadas pelo alimento são tão fortes que levam o ser humano a testar novas misturas, novas texturas, novos sabores. Nascem os artistas da gastronomia que já não se contentam apenas com a degustação de seus pratos, mas que eles sejam uma obra de arte: apresentação criativa, aspecto atrativo, paladar especial, mistura exótica de cores e um perfume que atrairia os mais longínquos provadores.
Bem-vindos sejam os “gourmets” de todas as idades, de todas as cores, de todas as partes do mundo.
6184804

Hilda Flores foi minha professora de Português na faculdade de gastronomia. Sua marca registrada é a delicadeza! Uma das pessoas mais doces que eu conheço. Com esse jeitinho carinhoso ela conseguia temperar a elaboração das nossas receitas. Com ela a nossa comida nunca passava do ponto. Nessa época tive a oportunidade de conviver com uma “alma perfumada”! Hildinha, ser humano sensível, simplesmente indispensável! Obrigada Hildinha por deixar seu perfume por aqui…

Nenhum comentário:

Postar um comentário