Uso Chef Estrela desde que entrei pra Universidade de Gastronomia! Ainda tenho a primeira gambuza que a Mainha (apelido de Lúcia a proprietária da grife) fez pra mim. De lá pra cá, já fiz algumas muitas gambuzas, aventais, calças, bolsas, etc … Em todos eventos, nas consultorias que faço, sempre indico Chef Estrela. Sei que eles não fazem simplesmente uniforme, pesquisam materiais, ajustam custos, aliam modelagem às necessidades do trabalho em cozinha. Por isso sou uma Chef Estrela!
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Dica: Uniforme de Chef? Só uso Chef Estrela!
Pra vc ficar à vontade…
Esse glossário pode ser feito por você! Mande suas dúvidas que eu vou explicar tudo aqui passo a passo. Fiquem à vontade! A cozinha é nossa!
EXPRO Instituto Superior de Gastronomia e Hosteleria Lima/Peru
Vou compartilhar com vocês o meu encantamento com a gastronomia que vi os peruanos praticando, ensinando e expandindo!
Este é o Instituto Superior de Gastronomia e Hosteleria EXPRO que visitei em Lima no Peru. O prédio de onze andares conta com nove cozinhas quentes, uma padaria e duas cozinhas de patissirie. São duas salas de degustação para aulas de culinária, uma adega, um bar para aulas de drinks, todas as salas de aula são equipadas com recursos multimídias. Se não bastasse tudo isso está em fase de acabamento a obra de uma cozinha para carnes e grelhados, com uma chapeira super moderna. O Instituto vai inaugurar até dezembro um restaurante que funcionará na cobertura do prédio.
A escola tem novecentos alunos em dois turnos. O curso tem duração de três anos divididos em seis períodos. No final do terceiro período existe uma certificação intermediária de auxiliar de cozinha peruana. Ao final do curso o aluno tem o título de profissional de cozinha internacional. O ensino é focado na profissionalização e colocação do aluno no mercado de trabalho. A EXPRO mantém um restaurante na Biblioteca da cidade de Lima onde os alunos fazem estágio supervisionado. A Lanchonete – Café do Instituto é uma das opções de estágio oferecida aos alunos.
As aulas de enologia são ministradas numa adega climatizada, um ambiente similar aos restaurantes, o que familiariza o aluno com o trabalho que ele vai encontrar quando completar o curso.
O mesmo acontece com as aulas de drinks. As aulas são ministradas numa sala com todos os elementos de um bar. Tudo funciona como se estivessem num bar/restaurante. O professor avalia cada drink preparado e depois todos degustam os drinks.
Um brasileiro é professor do Instituto EXPRO! Chef Murilo Carvalho, que mora no Peru desde 2005. A disciplina que leciona é Decoração em Frutas e Legumes, no primeiro período do curso.
Chef Murilo Carvalho é paulista, formado pelo Senac Rio. Trabalha também no Hotel Marriott, onde comanda a comida japonesa, Murilo me confessou ser a comida japonesa a sua preferida! Um orgulho encontrar um conterrâneo tão competente e talentoso como o Chef Murilo. Vamos manter contato com ele e vocês conhecerão melhor o seu trabalho por aqui!
O Chef José Luján Vargas foi super gentil! Me apresentou a todos, mostrou todas as cozinhas, não deixou de me explicar nenhum cantinho do Instituto. Ele é professor das diciplinas de Cozinha Peruana e de Eventos e Banquetes. Um Chef sério e muito competente! Chef José é dedicado a pesquisar e divulgar a cultura gastronômica do seu país. Um fofo o Chef José!
A gerente de marketing do Instituto Jessica Cabrera Andersonn me mostrou todo o programa pedagógico da escola. Falou também do interesse da direção do Instituto em firmar parcerias tanto na área de hotelaria quanto na área de gastronomia com o Brasil.
Uma solução inteligente para a utilização e conservação dos utensílios: Antes de começar a aula o aluno apresenta seu cartão e senha de matrícula para receber o kit necessário, quando devolvem os utensílios o cartão é liberado. Adorei essa idéia!
Aqui os alunos monitores estavam fazendo o mise en place das aulas. Depois fotos com os futuros Chefs! Adorei!

O Instituto EXPRO mantém um centro de educação no campo localizado a vinte quilômetros da cidade de Lima. Os alunos podem vivenciar toda a rotina e funcionamento de um hotel. Os futuros profissionais da gastronomia contam ainda com uma fazenda de produtos orgânicos.
A cozinha brasileira é ensinada no 4º período dentro da disciplina de cozinha internacional. Os pratos prediletos dos alunos são a feijoada e o feijão tropeiro. Eu concordo com eles!
O Instituto EXPRO também comercializa pães, bolos confeitados, utensílios de cozinha. Amei essa frigideira com o brasão EXPRO!
Logo no primeiro período os alunos começam a praticar a cozinha peruana. É emocionante ver esses futuros Chefs fazer o curso de gastronomia orgulhosos das suas tradições culinárias. Antes de qualquer outra cultura culinária eles pensam na Comida Peruana!
Esse relógio fica na parede do Café do Instituto, adorei!
Muito obrigada a toda equipe do Instituto EXPRO pela atenção, pelas explicações minuciosas e principalmente pelo carinho com que me receberam! Gracias! Besos templados!
Depois de conhecer o Instituto EXPRO entendi todos os certificados e prêmios que estão expostos na entrada da escola, parabéns!
Saio dessa minha incursão peruana mais convicta que a prática do ensino da gastronomia deve ser simples! Todo glamour, todos os segredos, as curiosidades, técnicas, dicas, histórias e hábitos regionais, tudo isso é assimilado de maneira natural quando ensinado com simplicidade. Felizmente esse objetivo só é alcançado quando existe PAIXÃO por parte de quem se propõe a ensinar esta arte
sábado, 22 de agosto de 2009
Curso de Comida Saborosa e Saudável
Foi no Clube Piraquê, um encontro agradável e super gostoso! Preparei uma salada de figos frescos e feijão branco com molho de espumante e mostarda. O prato principal foi uma brandade de bacalhau. Como sobremesa um creme de manga com gengibre. As receitas estão aqui! Depois que experimentarem quero saber a sua opinião! Beijos temperados!
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Chocolate temperado… Hummmm!!!
O segredo do sabor desse chocolate? Cardamomo – especiaria originária do sul da índia. É da família do gengibre. Deve ser colhido ainda verde e seco para venda. Na índia é usado para branquear os dentes.
Eis a receita:
CHOCOLATE TEMPERADO
Equipamentos | Balança analítica, fogão. |
Utensílios | Bowl, colher, faca, fuet, panela, peneira. |
Ingredientes
|
Quantidade
|
Leite integral
|
600 ml
|
Cardamomo
|
1 vagem
|
Chocolate ao leite em barra
|
300 g
|