sábado, 6 de novembro de 2010

Papo Temperado: Estudar para ser cozinheiro? Sim!

No ano de 2011, a UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – vai ficar temperada. Panelas, frigideiras, facas e fogões farão parte do cenário do  Campus do Fundão. Andando por ali, alunos vestidos com calça pied-de-poule, gambuza e avental transitando com a maior naturalidade. Serão os felizardos que passarem pelo disputado vestibular do curso de bacharelado em Gastronomia.

11237317164 

Não fiquei surpresa com a notícia de que o curso de Gastronomia é o mais concorrido no vestibular da Federal do Rio de Janeiro (média de 115,88 candidatos por vaga) deste ano. Existe um grande interesse pela carreira gastronômica, o que afastam os alunos é o alto valor das mensalidades das escolas e faculdades privadas.

 Turma Chef 9 pra lá de especial!

Quem cursa gastronomia se prepara para uma profissão promissora com um leque grande de opções para exercer seu ofício. O mercado começa a valorizar profissionais com formação superior qualificada - isso que não quer dizer que basta ter um diploma para ser um chef de cozinha, ok? - O fato é que existe uma carência de profissionais qualificados no mercado. Portanto, que venham os alunos, que se formem e solidifiquem a gastronomia brasileira. Amém!

beijof

4 comentários:

  1. Querida Cris,
    Saudades!
    Você tem toda razão quanto às exigências do mercado!
    Tive um professor no Senac, Alexandre Frigo, que sempre dizia que conhecimento não ocupa espaço!
    Bora estudar e trabalhar nas nossas delícias, não é mesmo?
    beijos mineiros pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris,
    Adorei o blog, entrei neste mundo dos blogs a pouco tempo(rs, até que esta dando certo).
    E concordo com o post, estou me formando em Gestão Gastronômica, em Fortaleza, eita, tô tão longe da minha familia, mas isso ai, Aprender nunca é demais, o conhecimento nesta area torna um simples prato em história, sabor e obra de arte.
    Bom gostaria de falar com você, dicas e trocar conhecimentos.
    Ví em um site, que você mencionava que o hotel le canton disponibilizaria de cusos de gastronomia. Minha casa no Rio fica próximo a ele, se tiver novidades sobre cursos nas férias no Rio, se puder, me comunique.
    Parabens, e mais sucesso.
    Beijao Rê

    ResponderExcluir
  3. Que venham os cozinheiros! O Brasil precisa de quem cozinhe com afeto! Beijos, Kel

    ResponderExcluir
  4. aldo paladino30/11/2010, 19:03

    Prezada Cris Leite,
    Pois é, o começo não é muito promissor uma vez que a garotada já começa com o título de chef. Chef é posto, com muito trabalho, pesquisa e estudo contínuo. As vezes é muito irritante a fábrica de "chefs" e de "chefs-estrelas-de-tv". Mais cozinheiros, menos chefs.
    abs,
    Aldo Paladino

    ResponderExcluir