quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Papo Temperado

Feedback do Chef…

Hoje nosso Papo Temperado vai abordar um assunto delicado: o feedback na cozinha.

Para a área de recursos humanos  o termo feedback é uma "informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem,  que serve para avaliar os resultados da transmissão da mensagem", "reação a um estímulo".  O feedback sempre é dirigido para a pessoa, nunca à pessoa, refere-se sempre a algum fato, experiência, atitude ou comportamento observado.

No caso do feedback do chef de cozinha a coisa muda de figura. Feedback é resposta ao cardápio, reação ao prato servido. O retorno é a satisfação do cliente, que é um avaliador. Cozinhar é sentir prazer em proporcionar prazer ao outro. A vaidade deve ficar de lado, a satisfação plena do cliente tem que vir em primeiríssimo lugar. O chef de cozinha não pode de maneira alguma ser mais presente do que sua preparação. O cliente está ali pela boa comida que o chef prepara.

Na gastronomia é preciso escutar e assimilar o feedback do cliente, essa prática aprimora a  cozinha. Esse feedback por vezes é silencioso, por exemplo: a quantidade de comida no prato que o garçom traz de volta para a cozinha.

Sabemos que para um restaurante funcionar existem diversas engrenagens. Para o prato chegar perfeito na frente do cliente, toda uma estrutura precisa ter sido montada. O cliente não quer e não precisa entender isso. Ele quer comer o prato que escolheu, que deve ser o melhor do mundo. Os erros não interessam. Percebo um certa resistência dos chefs ao feedback. Não recebem bem esse retorno. Desperdiçam a oportunidade de aproveitamento dessa resposta. Se justificam quando são avaliados por aquele que é o seu receptor: o cliente.

Um profissional atento consegue diagnosticar o comportamento dos consumidores mais exigentes. Um chef preparado utiliza o feedback como mais uma ferramenta de auxílio para o seu trabalho. Vamos pensar mais sobre esse assunto, aguardo os comentários de vocês, ok?

beijof

6 comentários:

  1. Completo o seu texto. Também acho que algumas situações já dão para o Chef entender o que precisa mudar ou não. Tem que ficar atento sim a estes momentos. Como cliente quero encontrar se não a melhor refeição, pelo menos a honesta e a que me traga satisfação.

    ResponderExcluir
  2. A crítica construtiva é sempre eficaz! A questão é que muitos levam para o lado pessoal e fazem da crítica motivo de briga, como se fosse uma humilhação. A crítica construtiva é válida para melhorar o que outra pessoa enxergou que pode ser válido para você. Apenas uma pessoa que deseja o seu melhor e quer que você se aprimore faz uma crítica construtiva (veja bem, estou falando de crítica construtiva e não destrutiva,invejosa, etcetc...). Então por que a atitude defensiva?

    Feedback, seja em qual área for, é sempre um sinal de amizade e bem querer.

    ResponderExcluir
  3. Isso não se aplica somenta na cozinha como vc mesma disse no início do seu post. Trabalhar com qualquer tipo de prestação de serviço, dependemos muito do que nos é passado, ou em reclamações (desde que embasadas) ou até mesmo elogios. Feedback é sinônimo de aprimorar, compartilhar e corrigir o saber, afinal, ninguém é dono da verdade apenas uns sabem mais dos que outros em determinados assuntos.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Kátia, Kel e Diego os comentários de vcs são um feedback mt importante para o meu trabalho, obrigada pela participação! Bjs temperados

    ResponderExcluir
  5. o feedback é muito importante realmente dentro de qualquer profissão, em destaque aki está a postura de um chef em aceitar que é preciso mudar e rever os pontos criticos para que haja uma mudança, mas, o mais importante disso tudo começa com o feedback que ele tem com sua equipe e posso dizer aki de coração sem rasgação de seda, que tive a oportunidade de conhecer de perto a postura profissional com que a chef cris leite comanda sua equipe, dando a todos a segurança de executar um cárdapio, desde o mise en place até o toque final e depois como ela mesma diz hora de colher os louros mais esses louros ela reparte com cada um de nós, isso faz toda diferença, uma equipe motivada é sempre a chave de qualquer sucesso.

    sucesso sempre!
    bjs
    Ju dammiem

    ResponderExcluir
  6. Ju
    Obrigada pelo comentário...ui que emoção! Mt bom saber que touei vcs de verdade! Reconhecer individualmente o talento de vcs não foi difícil!
    Bjs temperados com orgulho!

    ResponderExcluir