A gastronomia brasileira está cada vez mais conhecida e respeitada em todo mundo. Mas por aqui, os chefs de cozinha valorizam a culinária nacional em seus cardápios?
A comida típica nacional é original, expressiva, saborosa, variada e colorida. Uma culinária com raízes fincadas no tempo da colonização. Os produtos portugueses, seus hábitos alimentares, suas crenças, seus costumes e danças se misturaram a cultura indígena e africana, tudo na mesma panela chamada Brasil. Essa miscigenação gerou contrastes fortes na gastronomia regional. Nossa cozinha foi criada a partir de um processo histórico que reuniu a tradição e identidade cultural de várias nacionalidades.
Para que nossa gastronomia se solidifique é preciso que nossos cardápios sejam recheados com ingredientes nacionais. Precisamos fazer comida temperada com sabores da nossa terra. Aliar técnica e sensibilidade para não descaracterizar as tradições culturais do Brasil.
Nós, chefs de cozinha brasileiros devemos despertar o mercado para nossas delícias típicas. A grande missão dos profissionais de cozinha é difundir a gastronomia do Brasil para os brasileiros, formando assim uma verdadeira identidade gastronômica verde e amarela. Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário