terça-feira, 28 de junho de 2011

Pudim de Aipim

Na seção Sabores de Infância Pudim de Aipim uma das primeiras receitas que

preparei na vida.

Pudim de Aipim

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Curau de Milho

Receita de curau de milho na seção Receitas da Cris.

Curau de Milho

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Salada de Triguilho

Salada de triguilho diferente e deliciosa lá na seção Receitas da Cris.

IMG_1666

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bolo Souza Leão

Felipe Cauduro estudante de Gastronomia, twitteiro e interessado em gastronomia brasileira inspirou este post sobre o Bolo Souza Leão. Na seção Toda Comida Tem História a receita e um pouco da história dessa delícia pernambucana.

BOLO DE PUBA

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quer ser cozinheiro?

A docência da gastronomia é desafiadoramente deliciosa para mim. Me realizo quando vejo o brilho nos olhos dos alunos começando a refogar, assar e guisar com suas próprias mãos. Mas, ultimamente me pego preocupada com esses futuros cozinheiros.

O estudo da gastronomia em escolas e universidades é recente. Há algumas décadas os trabalhadores da cozinha adquiriam conhecimentos na prática profissional e no conhecimento empírico.

Nos anos 1980, os chefs europeus chegaram ao Brasil. Trouxeram novos conceitos para o mercado, aplicaram técnicas até então desconhecidas no desenvolvimento de cardápios e no preparo dos pratos. Esses chefs tinham um diferencial importante: formação profissional em Gastronomia.

A formação em Gastronomia deve preparar profissionais para assumir com capacidade de administração um empreendimento gastronômico, com conhecimento de elaboração de cardápios, criação de pratos e combinação de sabores.

A Gastronomia passou a ser uma carreira concorrida. A televisão colaborou bastante com a moda de ser chef. A cozinha que um aluno recém formado encontra é diferente da idealizada por ele. Um profissional de Gastronomia deve saber que a cozinha requer talento, dedicação, trabalho duro e muita paixão. Não há glamour em enfrentar panelas pesadas, trabalhar nos fins de semana ou ficar em pé durante horas nas cozinhas quentes da vida.

O que me preocupa é a glamourização da profissão e, com ela o distanciamento destes profissionais da cozinha real. Por isso, a pergunta que não quer calar: Quer ser cozinheiro??? 

www.chefcrisleite.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cozinha para Namorar

Dia dos Namorados

Que tal um Workshop para os namorados interessados em surpreender seus parceiros com praticidade, elegância e sabor? Na Escola de Gastronomia Mise em Place vamos temperar o amor com o Workshop Cozinha para Namorar, na quinta-feira, dia 9 de junho às 19 horas.

cozinha para namorar

No dia dos namorados os restaurantes da cidade ficam lotados. Por que não fazer um jantar prático para temperar essa data? Neste workshop você aprende a preparar um cardápio rápido, capaz de despertar sensações para seduzir o parceiro. Comida saborosa para alimentar o desejo e a paixão do casal. Dicas para deixar a decoração do ambiente aconchegante.

A proposta é preparar todo o jantar em 3 horas, afinal não é dia de ficar na cozinha!

serviço cris leite

Local: Escola de Gastronomia Mise en Place

Endereço: Estrada da Barra da Tijuca, 1.636, Bl B, loja A - Itanhangá - RJ

Data: 9/6/2011

Horário: 19 horas

Valor: 180,00

Inscrições: www.mepeg.com.br/