domingo, 27 de junho de 2010

Ficha Técnica - Ferramenta Fundamental

O que é ficha técnica? Como utilizar essa ferramenta tão importante? As respostas estão sessão Glossário e Utensílios.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Receita de Torta Integral de Banana

Essa é uma das receitas mais pedidas aqui no blog. Eu chamo de Torta Queridinha. Na sessão Receitas da Cris o preparo fácil, prático e rápido da Torta Integral de Banana.

Torta integral de banana cortada

Sabores Juninos

Mais um sabor típico de festa junina: pé-de-moleque. Confira a receita que é preparada com rapadura na sessão Sabores de Infância.

Pé de Moleque

Cuca de Rapadura

A origem da rapadura e a receita deliciosa de cuca com banana e caldo de cana na sessão Toda Comida Tem História.

Melado

sábado, 19 de junho de 2010

Receita de Pasta e Patate

Na sessão Suas Receitas meu amigo Chef Paulo Pecora conta a história da receita da sopa italiana.

pasta e patate

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sabor de Festa Junina

Na sessão Sabores de Infância tem receita de canjica para sua festa junina.

canjica

Papo temperado para aquecer o corpo e a alma

No inverno precisamos de comidinhas que aqueçam nosso estômago. O clima exerce influência no nosso paladar, será mesmo que sentimos mais fome no inverno?

comida para o inverno

Nas estações mais frias como outono e inverno, nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal. Existem pessoas que acreditam que sentem mais fome nessas estações, pois precisam repor calorias para compensar esse gasto energético adicional.

Os alimentos podem esfriar ou aquecer o corpo humano. Tomate, pepino, manga, hortelã, poejo, camomila, melão, melancia e menta são alimentos que esfriam o corpo e devem ser evitados nesta época. Já temperos como canela, cravo, gengibre, pimentas, queijos, chocolate, alho e cebola ajudam a aquecer internamente seu organismo.

O que se come no inverno:

Sopas

No inverno é a refeição que reina quente e absoluta é a sopa. O alimento mais antigo que se tem conhecimento. Canja, consomê, minestrone, a escolha deve ser saborosa, suculenta e nutritiva. É um dos pratos mais apreciados quando a temperatura está baixa.

creme de abobora

Fondue

Fondue no inverno é quase obrigatório. Surgiu na região de Jura/Savoie entre a França e a Suíça. É um prato à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, chamada de espiriteira ou rechaud. Consiste basicamente em uma mistura de queijos fundidos, acompanhada de pedaços de pão (o pão deve ser mergulhados no queijo). Hoje existem muitas variações de fondue: carne, servido com diversos tipos de molhos, fondue de chocolate, servido com pedaços de frutas.

Fondue de carne

Raclette

A  raclette (no feminino) é um prato típico suíço feito à base do queijo homônimo. Consiste em raspar pedaços desse queijo derretido e colocar em cima de batatas assadas ou cozidas. Pode ser servido com cebolas e pepinos em conserva, prosciutto, salames, pancetta e azeitonas.

Raclette

Os aparelhos de raclette domésticos (racleteiras) são elétricos e dispõem de panelinhas que são colocadas sobre uma armação redonda de metal, aquecida por uma resistência. Em cima, encontra-se uma chapa, onde podem ser grelhadas batatas ou legumes de sua preferência. É um prato perfeito para o inverno, deve ser saboreado sem pressa e com um bom vinho.

 Aparelho de raclette

 Queijos

Queijos de sabor intenso são mais procurados nas baixas temperaturas. Feitos basicamente de leite de vaca, cabra ou ovelha, são fontes ricas de proteína, cálcio, fósforo e vitaminas.

Queijos

Chocolate

O chocolate é um alimento, encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir da amêndoa torrada do cacau. É um alimento bastante nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. O chocolate também possui cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina.

Chocolate

Aqueça seu inverno com muitas gostosuras mais não esqueça de beber água!

beijo temperado