sábado, 29 de maio de 2010

Tipos de Fornos

Conheça um pouquinho sobre esse equipamento tão importante para sua cozinha profissional na seção Glossário e Utensílios.
convecção elétrico

Receita de Baião de Dois – Delícia do Ceará

Que tal preparar Baião de Dois para o almoço desse domingo? A receita? Você encontra na seção Receitas da Cris.
baião de dois

Coluna na Revista Plat Gastronomia Digital

Vou contar para vocês uma novidade que está me deixando muito feliz: estou fazendo parte da família da Revista Plat Gastronomia Digital como colunista. Quando o editor da revista Áureo Lino Neto mandou um mail me convidando, aceitei na hora. Escrever sobre gastronomia é uma vontade antiga.

chef cris leite revista plat gastronomia capa

Sou uma cozinheira totalmente apaixonada pelo mundo digital. Imaginem o que significou para mim participar da equipe da primeira revista de gastronomia em formato digital do Brasil? Um sonho? Não, é verdade!

  chef cris leite revista plat gastronomia lista de colunistas
A linha editorial da revista é super atual e muito caprichada. A  Plat foi lançada em outubro passado, e seu link já é um sucesso no mercado, conta com mais de 8.000 leitores mensais.

chef cris leite revista plat gastronomia capas 2010

Meu fogão dentro da cozinha da Plat vai ter receitas, dicas para quem pretende seguir na profissão, minhas aventuras gastronômicas, trapalhadas, eventos, enfim, muito tempero. Podia ser melhor?

chef cris leite revista plat gastronomia 1

Obrigada ao Áureo Lino e a toda equipe da Revista Plat pelo carinho e pela oportunidade.

Espero vocês lá na cozinha da Revista Plat, ok?

beijof

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de Maio – Dia do Cozinheiro!

O Dia do Cozinheiro-Chefe é comemorado nacionalmente no dia 13 de maio.

1210-1240955754dalh

Aproveitando a data,  vamos bater um papo temperado?

Mercado Gastronômico Brasileiro

A cozinha brasileira passa por um processo de democratização. Essa constatação é muito promissora, afinal, a gastronomia acompanha a evolução de cada sociedade. Quanto maior o nível cultural econômico e social de um povo, melhor sua culinária.

A melhoria e desenvolvimento dos serviços em gastronomia se tornaram indispensáveis. O cenário estava estagnado, restaurantes com cardápios monótonos. As receitas estrangeiras eram mal adaptadas, passavam longe das saborosas criações européias. Essa revolução não foi apenas na comida e na apresentação dos pratos, foi também mercadológica.

O consumidor brasileiro está mais exigente, com paladar mais apurado. Degustam iguarias que antes eram inacessíveis ou desconhecidas. Usufrui com prazer dessa multiplicidade de sabores e texturas oferecidas.

A pesquisa da culinária nacional é fundamental para a formação de um chef de cozinha brasileiro. A aplicabilidade do estudo dos sabores de nossa terra contribui para o crescimento e aprimoramento da gastronomia brasileira.

Esse é o papel do consumidor nessa história toda: fazer através da sua exigência, toda a engrenagem funcionar cada vez melhor. Assim, teremos como recompensa pratos mais elaborados e saborosos para deleite de todos os gourmands e gourmets do planeta!

Chef Cris Leite

beijo temperado

sábado, 8 de maio de 2010

Papo Temperado – Comida de Mãe!

Sabe aquele cheiro de bolo na casa? Do refogado de feijão? Hum…o aroma do doce de abóbora na casa?  Lembrar dos aromas e sabores da infância me faz muito bem.  Uma das melhores recordações que tenho são das “comidinhas especiais” que minha mãe preparava para mim e meus irmãos, quando era nosso aniversário. Comida de mãe é a melhor coisa do mundo!

eu e mami

Para meu amigo Rodrigo Nocchi, comida de mãe “É o que  nos alimenta para a sobrevivência e o crescimento, do corpo e da alma. É de onde brota o nosso primeiro amor que vai nos estruturar”.

Comida de mãe tem sabor de carinho

Comida de mãe tem sabor de felicidade, amor e carinho. Um sabor que nunca se esquece. No filme Ratatouille uma cena (pra mim a melhor do filme) traduz exatamente isso: o temido e renomado crítico gastronômico Anton Ego come o ratatouille preparado por Remy. A expressão de prazer do crítico Ego é emocionante. O sabor do refogado de legumes o faz viajar no tempo, quando ainda de calças curtas comia as delícias preparadas por sua mãe. A comida é um meio de transporte delicioso para as viagens de nossa memória gastronômica.

FP9099~Ratatouille-Posters

A maneira como nossas mães nos alimentaram na infância, como elas nos ajudaram a formar nossos hábitos alimentares define o que comemos na vida adulta. A formação da nossa identidade gastronômica é formada na infância.

Obrigada mãe

Não é segredo pra ninguém que a pessoa que me ensinou a respeitar e amar a cozinha foi minha mãe.  Logo cedo Dona Maria me mostrou que comida gostosa não se prepara só com as mãos, é preciso usar o coração!  Obrigada mãe, suas lições me formaram a chef que sou hoje!

Mami e eu

Prepare o almoço da sua mãe. As receitas? Estão na seção Receitas da Cris.

sábado, 1 de maio de 2010

O que a culinária baiana tem?

Sabe o que a comida da Bahia tem? Simplicidade, tradição, tempero, sabor e cor!  Na seção Receitas da Cris você vai descobrir mais sobre a comida da Bahia.

bahia

A base da comida saborosa

Os fundos básicos são os passos iniciais para entender a complexidade da simplicidade de aromas e sabores da boa gastronomia. Confira na seção Glossário e Utensílios.

100_1813_thumb3