sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Delícias da Vó Araci

As avós são responsáveis por tornarem nossas infâncias mais saborosas. Confira a receita de Salame de Chocolate da Vó Araci na seção Sabor de Infância.

salame de chocolate

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Conhece o Molho Chimichurri?

Aprenda a fazer o molho chimichurri na seção Receitas da Cris. Seus churrascos não serão mais os mesmos.

molho-chimichurri

Bouquet garni – tempero com charme

Saiba como preparar um bouquet garni na seção Glossário e Utensílios.

bouquet garni

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Papo Temperado

Feedback do Chef…

Hoje nosso Papo Temperado vai abordar um assunto delicado: o feedback na cozinha.

Para a área de recursos humanos  o termo feedback é uma "informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem,  que serve para avaliar os resultados da transmissão da mensagem", "reação a um estímulo".  O feedback sempre é dirigido para a pessoa, nunca à pessoa, refere-se sempre a algum fato, experiência, atitude ou comportamento observado.

No caso do feedback do chef de cozinha a coisa muda de figura. Feedback é resposta ao cardápio, reação ao prato servido. O retorno é a satisfação do cliente, que é um avaliador. Cozinhar é sentir prazer em proporcionar prazer ao outro. A vaidade deve ficar de lado, a satisfação plena do cliente tem que vir em primeiríssimo lugar. O chef de cozinha não pode de maneira alguma ser mais presente do que sua preparação. O cliente está ali pela boa comida que o chef prepara.

Na gastronomia é preciso escutar e assimilar o feedback do cliente, essa prática aprimora a  cozinha. Esse feedback por vezes é silencioso, por exemplo: a quantidade de comida no prato que o garçom traz de volta para a cozinha.

Sabemos que para um restaurante funcionar existem diversas engrenagens. Para o prato chegar perfeito na frente do cliente, toda uma estrutura precisa ter sido montada. O cliente não quer e não precisa entender isso. Ele quer comer o prato que escolheu, que deve ser o melhor do mundo. Os erros não interessam. Percebo um certa resistência dos chefs ao feedback. Não recebem bem esse retorno. Desperdiçam a oportunidade de aproveitamento dessa resposta. Se justificam quando são avaliados por aquele que é o seu receptor: o cliente.

Um profissional atento consegue diagnosticar o comportamento dos consumidores mais exigentes. Um chef preparado utiliza o feedback como mais uma ferramenta de auxílio para o seu trabalho. Vamos pensar mais sobre esse assunto, aguardo os comentários de vocês, ok?

beijof

Lasanha…hummm que delícia

Confira a origem da receita de lasanha na seção Toda Comida tem História.

lasanha2

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Macarrão Nosso de Cada Dia

Preparar uma macarronada vai deixar de ser um tormento. Acesse a seção Glossário e Utensílios aqui do blog e veja porque esse é o alimento preferido da Dama e o Vagabundo.

A dama e o Vagabundo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pudim de leite tem sabor de felicidade!

Uma sobremesa que fez parte da infância de quase todo mundo…

DSC08625

Minha amiga Luisa Argento prepara (o que considero) o melhor pudim do mundo. Nunca comi um igual, talvez o segredo dessa delícia esteja no preparo: Lu não utiliza o liquidificador. Confira na seção Sabores de Infância e comprove!