sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Papo Temperado

Higiene, pra quê?

Desde que o homem começou a conviver em sociedade, percebeu a necessidade da existência de algumas regras para que as ações individuais não afetassem o grupo. Então, começou e instituir normas e atitudes. O objetivo de tais ações eram dar proteção ao grupo e facilitar a sobrevivência em sociedade.

Trabalhar com alimento é coisa séria. O profissional deve cumprir normas de conservação e respeitar prazos estipulados para utilização de alimentos, sob pena de colocar em risco a saúde de clientes e de funcionários do estabelecimento. Não basta profissionais com formação universitária trazerem para o setor novos conceitos. É preciso que o empreendedor aplique essas práticas, que entenda que o aumento do lucro e da produtividade são conseqüências dessas ações. Contratar profissionais capacitados para implantar um programa de normas e procedimentos é mais barato do que custo das perdas e falta de garantia de higiene.

A escolha de entrar no ramo da alimentação exige responsabilidade, respaldo técnico e boa administração em diversos aspectos. O empreendedor deve se conscientizar que o negócio depende da observância da legislação de seu setor em prol da garantia da saúde de seus clientes. A fiscalização e suas conseqüências devem ser encaradas como um auxílio na evolução do estabelecimento e não apenas como uma fonte de punições.

Seguir normas e cuidados alimentares geram resulatdos positivos para o setor de alimentação. Para que essa prática se realize é preciso muita disposição e persistência. O ingrediente fundamental para essa receita é o comprometimento com o que se faz, sempre!

beijof

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Carpaccio do Chef Paulinho Pecora

Conhece a origem da receita do carpaccio? Lá na seção Toda Comida Tem História  você confere além da história desse prato, a  maravilhosa receita especial do Chef Paulinho.

Carpaccio

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Série Comidinhas de Férias – confiram!

Todo dia uma receita diferente, gostosa e fácil de preparar na seção Receitas da Cris. Passem por lá e vejam a receita dessa quiche DELICIOSA!

Quiche

sábado, 23 de janeiro de 2010

Série Comidinhas de Férias – 3 º dia

Acessem a seção Receitas da Cris. Lá você vai encontar uma receita de  hambúrguer que é saudável e saborosa!

hamburguer

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Série Comidinhas de Férias - 2º dia

Não deixe de conferir a receita de Rolinho Primavera - Verão na seção Receitas da Cris. Irresistível!

rolinho primavera verão

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Série Comidinha de Férias – 1º dia

Começa hoje aqui no blog uma série de Comidinhas de Férias. Todo dia uma receita nova na seção Receitas da Cris. Lanches, pastas, sanduíches, biscoitos que vão tornar seus dias de descanso mais práticos e saborosos.

GarfieldBeach

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Conhece o Bolo Luiz Felipe?

Bolo Luiz Felipe é delicioso, preparado com queijo cuia, bolo típico do Ceará. Essa receita tem o requinte de uma calda de bananada. Confira na seção Receitas da Cris.

cuia com calda

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Chef Pantufa

Me tornei uma “Chef Pantufa”!

banquadrado

Estou temperando o blog Meninas de Pantufa. Acessem e mandem sugestões. Se quiserem tirar dúvidas culinárias estarei lá. Toda semana um assunto diferente, espero vocês, ok?

Beijos temperados com pantufas!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Descobri o Baixo Araguaia…

Quem acompanha o blog sabe que não costumo comentar sobre restaurantes. Não é essa a minha proposta, mas, abro aqui uma exceção pra falar dessa maravilhosa experiência que tive…

Menu do Baixo Araguaia 

Almocei domingo (10 de janeiro) no Restaurante Baixo Araguaia – Rua Araguaia, 1709 – Freguesia – Jacarepaguá – RJ. Foi aberto em 1996 como botequim e depois transformado em restaurante. O atendimento primoroso (palmas para o atencioso garçom Marcelo que nos serviu), a rapidez e presteza do serviço são um dos atrativos da casa.

Garçom Marcelo

Achei muito interessante a maneira diferente de escolher a carne. O cliente vai até a cozinha e escolhe a peça, depois a carne é pesada e vai para o espeto com o número da mesa do cliente. Um luxo! 

picanha

Pra quem tem baixinhos, a casa conta com um espaço de recreação pequeno mas super funcional, com mesinhas para desenhar e brincar com massa de modelar e joguinhos.

espaço infantil

A carne servida é importada da Argentina. A picanha que eu comi estava macia, bem preparada e deliciosa. As outras opções são o frango, a linguiça calabresa defumada (muito gostosa) e coração de frango – que meu filho Erick -um expert em coração, adorou!  O pão de alho é um capítulo a parte – assado com uma pasta de temperada tem cubinhos de bacon…hummmm!  Os acompanhamentos das carnes não são variados: farofa da casa, molho a campanha e batata frita, sem complicações, tudo bem feito e saboroso!

Churrasqueiros do Baixo Araguaia

O que mais me chamou atenção nesse lugar foi a simplicidade luxuosa. Resultado de um cardápio pequeno e bem preparado. Eles não são pretenciosos, anunciam uma boa carne e servem uma excelente carne. Uma lição para os restaurantes que fazem cardápios enormes e servem tudo muito mal. Parabéns a equipe do Baixo Araguaia! Picanha agora pra mim, só no Baixo, adorei!

serviço cris leite

Restaurante Baixo Araguaia

Rua Araguaia, 1709 – Freguesia  - RJ

Tel.:  21 2424 9773

www.baixoaraguaia.com.br

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Minhas receitas estão no Receitas do Chefe

Um portal de receitas, dicas, curiosidades e prêmios. Com tanto tempero, não resisti ao convite para participar com minhas receitas no RECEITAS DO CHEFE.

Confiram e virem fãs do receitasdochefe também!

banner_cris

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Canjiquinha com costela defumada da Chef Ju Bonomo

Quer conferir essa receita? Acesse a seção Suas Receitas Aqui.

canjiquinha da Ju

Começar 2010 com estágios ou empregos!

1. Atenção chefes de cozinha de Recife – PE

Estabelecimento de grande movimento. Vaga para Chef de Cozinha.     

Interessados encaminhar currículo para: thiagoarnaud@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Gula Gula Restaurante
  • Estagiário do Curso de Nutrição - 2 vagas

Requisitos: estudantes do 5º período, com disponibilidade pra estagiar período manhã, necessário já ter cursado disciplinas da área de produção.

Benefícios: bolsa – auxilio: R$350,00, vale transporte, alimentação no local e seguro de vida. 

  • Sub chefe de Cozinha - 3 vagas – Leblon (2 vagas) e Barra da Tijuca (1 vaga)

Benefícios: Salário a combinar, vale transporte, alimentação no loca, auxílio médico e odontológico.

Interessados encaminhar currículo para: rhevagas@gmail.com
”ASSUNTO”:  o cargo pretendido ou ENTREGAR currículo na loja da Rua Senador Dantas, nº 80 Loja A – Centro/ RJ, a/ c: Setor de Recursos Humanos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. Grupo Porcão

  • Ajudante de Cozinha  - para as unidades do Rio de Janeiro – Barra da Tijuca e Del Castilho.

Requisitos: Maior de 18 anos, documentação completa, disponibilidade para trabalhar finais de semana e feriados, experiência na função.

Benefícios: Salário, vale transporte, refeição no local, assistência médica e odontológica, seguro de vida.

Interessados encaminhar currículo no corpo do email para: hporcao@yahoo.com.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Batata frita tem gosto de infância

Para aprender a fazer a delícia da infância ou conhecer minha lembrança saborosa de batata frita, dá uma passadinha na seção Sabor de Infância.

batata frita crocante

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Você sabe o que é tomate concassé?

O passo a passo para retirar a pele, a semente e picar o tomate. Confira na seção Glossário e Utensílios.

image

Bolo de Reis

Hoje é dia de comer Bolo de Reis. Que delícia!  A receita você pode conferir na seção Toda Comida tem História.

Bolo de Reis